Prodview em 25/04/2019
Em uma parceria inédita, a Associação Brasileira de Empresas e Profissionais de XR – ou realidade estendida – (XRBR) divide a responsabilidade da curadoria dos temas relacionados à Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR) com os organizadores na segunda edição da Rio Creative Conference (Rio2C). Voltado a profissionais e entusiastas de audiovisual, música, mídia, ciência e tecnologia, o evento contará com a curadoria da XRBR em um espaço exclusivo para workshops, painéis e keynotes, que dissecam esse mercado, desde a concepção de um game design document até desafios de pós-produção e entretenimento imersivo e até aplicações na indústria.
Nos próximos dias, o público terá acesso no espaço da XRBR aos maiores nomes de realidades estendidas no País. Além deles, empresas como Unity, Unreal, Avell e Nvidia estarão no local. Não será somente de conteúdo, pois a XRBR oferece três domos com experiências de realidade virtual e aumentada, sendo um deles com curadoria da VR Days, trazendo as melhores experiências em realidade virtual de forma inédita no Brasil. Ainda no espaço, o público poderá vivenciar o Venturion, uma aventura em hiper-realidade e o jogo The Last Squad na plataforma Arkave, uma experiência multiplayer imersiva em realidade virtual, que se apresenta pela primeira vez no Brasil com transmissores wireless, eliminando o uso de mochilas. Apesar de parecer complexo, o termo “Realidades Estendidas” é muito usado para abranger VR, AR, MR, entre outras mídias imersivas, cada vez mais explorada no entretenimento e branded content.
Constituída oficialmente como associação em dezembro de 2018, com a união de 27 empresas atuantes do mercado, a maioria sediada nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, a XRBR tem como missão fortalecer o segmento para que mais pessoas tenham acesso a essas tecnologias. O grupo já mapeou mais de 120 empresas no Brasil que estão trabalhando com VR, AR e MR e muitos dos profissionais atuantes acabam vindo de outros setores de produção audiovisual. Essa proximidade foi um dos principais fatores para a parceria entre XRBR e Rio2C acontecer.
O Rio2C, que teve início nesta terça-feira (23) e prossegue até domingo (28), é o mais importante encontro de negócios do setor audiovisual no Hemisfério Sul. Voltado a profissionais e entusiastas de audiovisual, música, mídia, ciência e tecnologia, teve sete edições anteriores, mas com o nome de Rio Content Market. A Rio2C conta com a presença de grandes nomes do entretenimento, como Charlie Brooker e Annabel Jones (criadores da série Black Mirror) e Ted Sarandos (Chief Content Officer da Netflix).